Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

MAG Opinião

Página pessoal que tem como objectivo registar aquilo que o autor bem entender. Não é uma página de crítica. É apenas uma opinião.

MAG Opinião

Página pessoal que tem como objectivo registar aquilo que o autor bem entender. Não é uma página de crítica. É apenas uma opinião.

22/12/16

Cortes de Cima Reserva 2004 (Nov.16)

Cortes de Cina Reserva 2004.jpg

Os vinhos de Cortes de Cima acompanharam-me desde que comecei a prestar mais atenção ao vinho, o que aconteceu de forma mais séria a partir de 2004. Na altura eram bastante badalados, ainda na "ressaca" do impacto do Incógnito/Syrah. Tenho-os provado amiúde em eventos e em 2007 comprei 2 garrafas do Cortes de Cima Reserva 2004 que resolvi guardar para provar mais tarde.

 

Em Novembro passado, abri "a última", com 12 anos de estágio em garrafa. Lembro-me que inicialmente este vinho era bastante denso. Na altura cheguei a pensar se, com o tempo, o vinho pudesse vir a perder essa estrutura densa e ficasse algo desequilibrado devido a ser um vinho com alguma maturação típica da região. Não foi o caso, em Novembro de 2016, a sua cor ruby continuava bem carregada. O nariz exibia a fruta vermelha madura e tosta. Boca encorpada, densa, equilibrada mas algo curta. Pela sua intensidade, o vinho pedia um pouco mais de comprimento final.

 

Uma outra garrafa deste vinho já tinha sido provada em 2010 tendo na altura anotado o seguinte: Mt.Bom/Excelente (Jan.10) Cor violácea, concentrada. Nariz de boa intensidade, com notas de fruta madura, cacau, fumo, tosta. Boca equilibrada, com volume, notas de chocolate de leite, denso, com uma acidez muito viva e bem colocada. Belo vinho.