Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

MAG Opinião

Página pessoal que tem como objectivo registar aquilo que o autor bem entender. Não é uma página de crítica. É apenas uma opinião.

MAG Opinião

Página pessoal que tem como objectivo registar aquilo que o autor bem entender. Não é uma página de crítica. É apenas uma opinião.

08/01/17

Ravioli de Requeijão e Hokkaido (Nov.16)

Ravioli de Requeijão e hokkaido_c.jpg

A massa fresca italiana ("Pasta") é incomparavelmente mais saborosa que a grande maioria das massas secas de pacote (*). Pelo que, volta e meia, lá estou eu a fazer massa fresca.

A forma mais simples de fazer massa fresca é considerar a razão de um ovo (50g) para 100g de farinha de trigo T55. Para ficar mais saborosa pode-se juntar um fio de azeite e/ou juntar uma gema que, para além do sabor adicional, acrescenta cor à massa.

De forma a enriquecer o sabor, gosto de juntar uma pequena quantidade de sêmola de trigo de grão duro.

Aproveitando ter aberto uma abóbora Hokkaido, pensei em fazer um prato monocromático em tom alaranjado, recheando os ravioli com puré de hokkaido e requeijão de ovelha, que cozi e depois puxei em manteiga. Juntei uma brunesa de vários tamanhos de mais abóbora Hokkaido e decorei com pétalas de cravo túnico.

 

Ficou um "primo piatto" estruturado no sabor doce e intenso da Hokkaido em diferentes texturas que ficou aprimorado pelas notas lácteas do requeijão e natas presentes no puré.

 

(*) Das massas secas de pacote costumo utilizar da marca De Cecco, porque são feitas com farinha de trigo de grão duro.